Otoplastia Cirurgia Plástica Dr. Rafael Piteri

Otoplastia (orelha)

Algumas pessoas nascem com as orelhas mal formadas, ou seja, com um formato diferente do normal. A mal formação mais conhecida é a orelha de abano, onde a ponta da orelha fica mais distante da cabeça, dando um aspecto de maior tamanho. Nesse tipo de orelha, existe também a falta da dobra interna da orelha. A cirurgia de otoplastia faz a correção dessa orelha mal formada visando fazer a dobra interna da orelha e a aproximação da ponta ao couro cabeludo.

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia a partir dos 6 anos, já que é o tempo necessário para a orelha terminar sua formação completa.

Tipo de anestesia

  • Existem 3 tipos: local, local com sedação ou geral.

Tempo de internação

  • A alta pode ser concedida ao paciente no mesmo dia em que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.

Resultado

  • Logo após a cirurgia, a orelha já está com sua forma finalizada, mas deve-se esperar aproximadamente 3 semanas para que todo inchaço desapareça e 6 meses para a cicatriz amadurecer.

Pós-operatório

  • É aconselhável não dormir sobre a orelha por 3 semanas.
  • Durante 45 dias, é necessário que o paciente use uma bandagem elástica para manter a orelha imobilizada.

Dúvidas frequentes

A orelha da criança atinge 85% do seu tamanho final com cerca de 5 anos. Portanto geralmente a partir dos 5 anos a cirurgia já pode ser realizada.

A criança com orelha de abano frequentemente é vítima de piadinhas, apelidos e bullying na escola, o que pode levar a baixa auto-estima e mesmo problemas psicológicos.

A incisão (corte) é realizada atrás da orelha, portanto na grande maioria dos casos a cicatriz não fica visível.

O cuidado mais importante após a cirurgia é o uso de uma faixa para manter a orelha próxima a cabeça.

Por até 60 dias após a cirurgia. No primeiro mês após a cirurgia a faixa deve ser usada durante o dia e à noite. No segundo mês após a cirurgia a faixa deve ser usada somente à noite.