Cirurgia Íntima Feminina (Monte de Vênus – Ninfoplastia/Labioplastia – Grandes Lábios)

Existem 3 tipos de cirurgia íntima feminina: redução do Monte de Vênus, redução dos Pequenos Lábios Vaginais (conhecida como ninfoplastia ou labioplastia) e redução dos Grandes Lábios Vaginais.

Existem mulheres que possuem o Monte de Vênus com o tamanho maior do que o normal, que pode se tornar visível até sobre a calça, causando constrangimento e desconforto. A cirurgia reduz esse tamanho e aplaina o Monte de Vênus.

Existem mulheres que possuem os pequenos lábios vaginais hipertrofiados, que pode causar constrangimento com seus parceiros sexuais. A cirurgia reduz dos pequenos lábios tornando-os de tamanho normal.

Existem mulheres que possuem excesso de pele e flacidez nos grandes lábios vaginais. Essa flacidez ocorre geralmente próximo dos 40 anos ou menopausa, período de grande absorção de gordura dos grande lábios, deixando a pele flácida. A cirurgia visa a reduçnao de pele e reconstituição do seu volume normal.

Indicação

  • Pode-se optar pela (cirurgia íntima feminina) cirurgia de redução do Monte de Vênus, redução de pequenos lábios ou redução de grandes lábios quando a mulher deseja reduzir o tamanho de uma dessas regiões.

Tipo de anestesia

  • Pode ser indicada o uso de anestesia local e sedação.

Tempo de internação

  • A alta pode ser concedida ao paciente após 6 horas da cirurgia.

Resultado

  • Após 2 meses, já se alcança 80% do resultado esperado. O resultado definitivo é alcançado depois de 6 meses.

Pós-operatório

  • Existe um inchaço e um roxidão que normalmente regridem após 2 semanas.
  • A paciente pode voltar as suas atividades normais após 3 dias. Deve evitar relações sexuais por pelo menos 3 semanas.
  • Não precisa voltar a clínica para retirar os pontos já que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

Dúvidas frequentes

As principais alterações que podem ser corrigidas por uma cirurgia íntima ou ninfoplastia são:

  • aumento (hipertrofia) dos pequenos lábios vaginais.
  • flacidez e perda de volume dos grandes lábios.
  • monte de vênus muito caído devido à flacidez ou excesso de gordura.
  • monte de vênus muito volumoso devido ao excesso de gordura.

A labioplastia ou redução dos pequenos lábios é indicada para mulheres com muito excesso e flacidez na região. O excesso de pele é retirado melhorando muito a estética da região. As bordas são suturadas com fios absorvíveis não havendo necessidade de retirar os pontos.

O aumento dos grandes lábios é feito para melhorar a proporção entre os grande e pequenos lábios. Os grandes lábios devem sempre ser maiores que o os pequenos.

Existem várias técnicas, mas a principal é a colocação (enxerto) de gordura do próprio paciente, fazendo um preenchimento dos grandes lábios (labioplastia).

Em muitos casos, para pacientes que não querem fazer uma cirurgia plástica podem ser usados também preenchimentos a base de ácido hialurônico na região íntima.

Não. A cirurgia é feita em sua maior parte na região externa da genitália feminina não causando qualquer tipo de interferência em futuras gestações.

As relações sexuais devem ser evitadas por um período de no mínimo duas semanas após a cirurgia. Isso é muito relativo e pode variar conforme a técnica que foi utilizada para cada caso e a evolução em particular de cada paciente.