Blefaroplastia Cirurgia Plástica Dr. Rafael Piteri

Blefaroplastia (pálpebras)

Com o passar do tempo, a pele da pálpebra perde a sua rigidez, e isso causa um excesso de pele e o aparecimento de bolsas de gordura sob as pálpebras. Isso resulta em aspecto de rosto cansado e abatido.

A blefaroplastia reduz o excesso de pele e as bolsas de gordura, deixando as pálpebras lisas e isso traz de volta os traços e expressões de um rosto mais jovem e descansado.

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia de blefaroplastia para diminuir a flacidez das pálpebras, excesso de pele e bolsas de gordura.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos são indicadas: local ou local com sedação.

Tempo de internação

  • Pode variar entre 12 horas (caso seja feito o uso da anestesia local) mas dependendo da recomendação do médico, esse prazo pode se estender para até 24 horas.

Resultado

  • Deve-se esperar aproximadamente 6 meses para que a cicatriz amadureça. Mas após 3 meses, já se alcança 80% do resultado esperado.

Pós-operatório

  • Existe o inchaço e manchas vermelhas que podem variar em sua intensidade mas somem por completo em até 2 semanas.
  • Algumas recomendações são importantes: usar compressas geladas de soro fisiológico ou água boricada nas próximas 48 horas após a cirurgia.
  • É importante evitar o calor (banho quentes) e evitar a exposição do rosto ao sol durante 3 meses. Recomenda-se o uso de óculos escuros.

Dúvidas frequentes

Com o envelhecimento a pele das pálpebras tende a ficar mais flácida, assim como a musculatura de sustentação dos olhos. Algumas pessoas têm maior tendência a formar aquelas bolsas de gordura sob a pálpebra, isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo a musculatura flácida associada ao excesso de pele faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Estas mudanças podem ocorrer em diversas idades, estando relacionadas com a genética e hábitos. A blefaroplastia está indicada para a correção destas alterações.

Não existe uma idade ideal. Estas alterações, apesar de mais freqüentes em pessoas de idade mais avançada, podem aparecer em qualquer idade. Mas o médico é que determinará a real necessidade do procedimento.

Os inchaços (edema) duram aproximadamente uns 5 dias e vão melhorando gradativamente. As manchas roxas (equimoses) demoram um pouco mais e depende de vários fatores, mas geralmente desaparecem em 2 semanas.

Os pontos são retirados em torno de 5 a 6 dias da cirurgia.

Qualquer cirurgia deixa cicatriz. Na pálpebra superior ela fica escondida na dobra da pele e também tende a atenuar com o passar dos meses. Na pálpebra inferior pode não aparecer caso a cirurgia seja realizada via transconjuntival (casos em que não se remove a pele, apenas bolsas de gordura).