Bichectomia Cirurgia Plástica Dr. Rafael Piteri

Bichectomia (bochechas)

A bichectomia tem como objetivo a diminuição da gordura das bolas de Bichat. Essa gordura se encontra no interior das bochechas, e se estiver em grande quantidade, resulta em um rosto arredondado.

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia de bichectomia para diminuir o tamanho das bochechas, proporcionando uma aspecto mais longelíneo e afinado do rosto.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: local ou local com sedação.

Tempo de internação

  • O paciente pode ter alta em até 6 horas.

Resultado

  • Existe um pequeno inchaço que dura em torno de 21 dias mas a mudança já é aparente após 1 semana da cirurgia.

Pós-operatório

  • Existe um pequeno inchaço que diminui com o passar dos dias.
  • Evitar a ingestão de alimentos duros ou muito quentes por 1 semana.
  • Não fazer exercícios físicos intensos durante 2 semanas.

Dúvidas frequentes

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.

A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.

Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados.

Sendo assim, se observarmos fotos de bichectomia antes e depois, vemos que não há alteração nas covinhas.

Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode atenuar a assimetria.

Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto.

O fundamental é que isso seja avaliado pelo cirurgião plástico para que não se criem expectativas frustradas para quem busca um rosto mais simétrico.

O procedimento não altera de maneira alguma a qualidade ou textura da pele, pois a bola de Bichat é bastante profunda.

Ocorre com o tempo, uma acomodação dos tecidos, sem qualquer mudança na qualidade da pele das bochechas.